Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Quarta, 25 de Junho de 2025, 10h47 | Última atualização em Quarta, 25 de Junho de 2025, 15h30 | Acessos: 254

O INCT é organizado em rede de pesquisas que proporcionam a consolidação dos grupos de pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos e a consolidação de parcerias institucionais.  Com uma abordagem multidisciplinar, em temas estratégicos para o país, há a formação e capacitação de recursos humanos altamente qualificados, desenvolvendo pesquisas de alto impacto. O projeto “MATERIA – Materiais Avançados à base de Terras Raras: Inovações e Aplicações" tem como objetivo desenvolver materiais inovadores a partir de terras raras – elementos essenciais para tecnologias de ponta – reduzindo a dependência brasileira de importações e agregando valor aos recursos naturais do Brasil.  

Os INCTs são formados por uma instituição sede, caracterizada pela excelência de sua produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas. 

Intitulado “MATERIA – Materiais Avançados à base de Terras Raras: Inovações e Aplicações", a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aprovou, de forma inédita, o primeiro projeto no Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). A iniciativa é coordenada pelo professor Sérgio Michielon de Souza, ligado ao Departamento de Física de Materiais do Instituto de Ciências Exatas (DFMat/ICE) e receberá investimentos, nos próximos cinco anos, na ordem de R$ 10,2 milhões de reais para o desenvolvimento de materiais inovadores, a partir de terras raras.   

O projeto, inscrito na área temática “minerais estratégicos”, atende a chamada do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nº 46/2024, que visa expandir e consolidar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), a partir do fomento de pesquisas de alto impacto científico, promovendo centros de excelência em áreas estratégicas em todo território nacional.

Como sede desse novo INCT, a Ufam passa a ser reconhecida por todas as agências de fomento como um centro de excelência, o que resulta na atração de mais recursos, talentos e colaborações. De acordo com o reitor Sylvio Puga, a aprovação deste INCT/Ufam consolida a Ufam como um polo de pesquisa e inovação científica de alto impacto, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento na área de Engenharia de Materiais e para a sociedade em geral.

 

Três eixos principais:

Ímãs de TRs: Exploramos especialmente o NdFeB, amplamente utilizado em motores elétricos, geradores, e grandes equipamentos médicos e científicos. A reciclagem e o reaproveitamento desses ímãs, cuja produção é atualmente concentrada em poucos países, são fundamentais para reduzir a dependência externa. Nosso objetivo é dominar o ciclo completo, desde a fabricação até a reutilização, promovendo estratégias sustentáveis e economicamente viáveis.

Cerâmicas complexas de TRs: Investigamos perovskitas, fluoritas e estruturas híbridas devido às suas propriedades ajustáveis, que podem ser moduladas por substituições químicas e manipulação de vacâncias de oxigênio. Esses materiais apresentam grande potencial para revolucionar dispositivos de energia, como células fotovoltaicas, catalisadores e sensores.

Concentrados e rotas metalúrgicas: Trabalhamos na otimização de processos para transformar concentrados de terras raras, obtidos de minérios nacionais, em materiais de alto valor agregado. Este eixo inclui a investigação de técnicas avançadas de separação, purificação e conversão em óxidos e ligas estratégicas

 

 

Fim do conteúdo da página